Por Fernanda Calé (NPC) e Wellington Melo para o Portal RP.

Durante a pandemia muitos moradores da comunidade de Rio das Pedras enfrentam não só o medo de se contaminar com a COVID-19, eles também convivem com o medo da chuva.
O principal rio da comunidade, o rio Das Pedras, está assoreado. Em algumas partes a areia e o lixo estão bem próximos da borda. Moradores das regiões da Areinha, Engenheiro Souza Filho e Rua Velha são os que mais sofrem com os transbordamentos causado pelo acúmulo de lixo e areia.

Marília da Paixão, mora na região da Rua Velha há 15 anos, conta que sua casa ficou alagada na enchente que ocorreu em abril do ano passado:
“…a casa invadiu de água! Tanto que tem dois batentes aqui na minha porta, que eu mandei fazer, um aqui no banheiro porque o meu vaso transbordava de água e fezes por dentro da casa toda, porque eu moro na Rua Velha, a casa que eu moro fica aos ‘fundo’ pro rio.”
A moradora também lamenta o abandono sofrido pelos moradores:
“Na verdade aquela chuva acabou com a vida de nós todos né. Hoje mesmo aqui na frente da minha porta tem um esgoto que vaza a céu aberto. Eu sinceramente, o meu apelo era que entrasse na comunidade ou um governo ou quem quer que fosse, pra poder a gente ter um retorno, um bom retorno. Viver como gente né, como seres humanos.”
O Portal RP entrou em contato com a Rio-Águas, eles responderam dizendo que irão enviar uma equipe ao local ainda nesta semana para avaliar a situação do “canal”.
O Portal RP vai continuar acompanhando o caso.
Comments