top of page
  • NPC

Maré: iniciativas de solidariedade são o único apoio direto que os moradores recebem

Em meio a pandemia, o Conjunto de Favelas da Maré não está sozinho. São mais de 140 mil pessoas espalhadas em 16 comunidades e expostas ao coronavírus. Desde o mês de março, quando os casos começaram a surgir no país e nas favelas cariocas, iniciativas de solidariedade são o único apoio direto que os moradores recebem.

Frente de Mobilização da Maré

Por Thaís Cavalcante/NPC


“Os dias têm sido cansativos, mas a caminhada ainda é grande. Por todas as perdas que tivemos, não devemos parar. O termo, descansa, militante! não existe quando pessoas estão precisando da nossa ajuda”, afirma Naldinho Lourenço em seu twitter.

Naldinho é fotógrafo e integra a Frente de Mobilização da Maré, junto aos Coletivos: Maré 0800, Maré Vive, AmareVê, Espaço Casulo, Roça Rio, Ceasm, Museu da Maré, ONG Pra Elas, Rato Preto Studio, LABirinto CriAtivo, Ativa Breakers Crew, Podcast Renegadus, Coletivo de Estudos para Concurso Orosina Vieira e mais 50 moradores.

O grupo atua nas frentes de comunicação, mobilização e doação da Maré. Para alcançar os moradores, todas as ações foram pensadas estrategicamente: para a área de comunicação produziram cartazes, faixas, áudios para os carros de som e até pintaram um painel de grafite na parede atualizando o número de casos, como forma de dar visibilidade ao tema nas ruas e becos.

A Frente também está na internet, disponibilizando o “Manual de Como Não Vacilar em Tempos de Coronavírus” com dicas de proteção, e disponibilizando informações em tempo real com a criação do Painel #CoronaNasFavelas sobre os avanços da COVID-19 na Maré e nas demais favelas do Rio de Janeiro.

Todo o trabalho feito é voluntário. O principalmente objetivo da Frente com a Campanha de doação "Maré solidária contra o coronavírus" é dar assistência às famílias mais vulneráveis. Já foram entregues quase 3 mil cestas básicas e kits de materiais de higiene e limpeza. Também envolve uma doação de tempo, energia e atitude de mobilizadores que só querem uma comunidade alimentada e saudável.

A Organização Não Governamental Redes da Maré também está atuando para beneficiar os moradores do território. Através da Campanha “Maré diz NÃO ao Coronavírus” cerca de 328 toneladas de itens já foram doados e as doações continuam. Ações solidárias como essa acontecem com o apoio de muitas mãos. Para doar, acesse: https://www.frentemare.com/comodoar

(Thaís Cavalcante faz parte da Rede de Comunicadores do NPC)

81 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page