Palestrantes
Tânia Farias
Atriz e encenadora, figurinista, cenógrafa, pesquisadora, professora e produtora teatral. Atua na Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz desde 1984. Coordena a Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo e o Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem. Faz parte do Conselho editorial da Cavalo Louco - Revista da Teatro da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e do Selo Editorial Ói Nóis Na Memória. Além de coordenar a ASA – Atelier Sul de Atuação. É uma das articuladoras da ATAC e da MOVE.
Renato Aroeira
Chargista, caricaturista e músico.
Jonas Valente
Jornalista e pesquisador. É repórter especializado em informação, comunicação e tecnologia. É mestre em políticas de comunicação e doutor em sociologia da tecnologia pela Universidade de Brasília. É autor de livros sobre regulação da mídia, Internet e plataformas digitais.
Lucia Garcia
Economista, especializada em estudos do trabalho. Trabalha no DIEESE desde 1994,com dados e pesquisas de mercado de trabalho, é professora da Escola Ciências do Trabalho/DIEESE. Mestre em Desenvolvimento Econômico/Programa de Pós-graduação em Economia UFRGS.
Claudia Santiago
Jornalista, historiadora e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação.
João Paulo Rodrigues
Agricultor, Assentado e membro da Coordenação Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST).
Elaine Tavares
Jornalista, mestre em Comunicação e Doutora em Serviço Social. Coordenadora de Comunicação do Instituto de Estudos de Estudos Latino-Americanos/UFSC, diretora da Rádio Comunitária Campeche e editora do blog Palavras Insurgentes.
Diego Dorgam
Formado em Gestão da Tecnologia da Informação, especialista em Big Data e Inteligência Artificial, sócio-fundador da Mapeo, ativista do movimento software livre, atuando hoje como engenheiro e cientista de dados.
Paulo Leal
Professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), doutor e mestre em Ciência Política (Iuperj) e jornalista (ECO-UFRJ).
Beto Almeida
Jornalista correspondente e membro da junta diretiva da Telesur, rede de televisão multi-estatal da América do Sul. Também é fundador do jornal Brasil Popular e da TV Comunitária.
Luis Henrique Gonçalves
Comunicador popular por 30 anos. Doutorando bolsista pelo CNPQ no programa de pós graduação em Psicologia Social da PUC-SP, pesquisador sobre novas tecnologias, trabalho e subjetividade no Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre trabalho e ação social (NUTAS); pesquisador no projeto "implicações das tecnologias digitais para os sistemas de saúde" da Fiocruz; e pesquisador em humanidades digitais no Instituto de Estudos Avançados da USP.
Rozinaldo Miani
Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Graduado em História pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-doutor pela ECA/USP (bolsista Fundação Araucária). Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL/PR. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP/CNPq).
Adenilde Petrina
Militante do Coletivo Vozes da Rua, uma continuidade da Rádio Comunitária Mega FM e cujo objetivo e preocupação é a comunicação através da Arte, Cultura Hip Hop e Poesia.
Laurindo Lalo Leal Filho
Sociólogo e jornalista, professor aposentado da ECA/USP. Pesquisador da área da comunicação, é autor de livros e artigos sobre o tema. Atualmente integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a direção do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
César Bolaño
Professor Titular Aposentado da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Criador e atual diretor do Observatório de Economia da Comunicação da UFS (OBSCOM), da Rede EPTIC e da revista EPTIC, especializadas em Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura
(EPC). Fundador dos grupos de trabalho em EPC da Sociedade Brasileira de Estudos
Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM) e da ALAIC. Atualmente coordena o GT de Economia Política do Colegio Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).
Wilson Rabelo
Ator. Interpretou o professor Plínio no premiado filme "Bacurau". Participação nas minisséries: Por toda a minha vida – interpretando o Mestre Cartola, A Cura, JK, Agosto, Quem ama não mata. Há 20 anos dá vida à escritora mineira Carolina Maria de Jesus no monólogo de sua criação, “Carolina, o luxo do lixo", adaptado do livro de Carolina Maria de Jesus, “Quarto de Despejo”.
Kátia Marko
Jornalista, editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindjors, coordenadora do NPC. Trabalha com comunicação sindical há 26 anos.
Helena Martins
Professora da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutora em Comunicação Social pela Universidade de Brasília (UnB), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa. Integrante do Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social.
Fábio Py
Professor do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF). Doutor em Teologia pela PUC-Rio.
Maria Lúcia Fattorelli
Auditora da Receita Federal desde 1982. É coordenadora do movimento Auditoria Cidadã da Dívida.
Geremias dos Santos
Presidente da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias - Abraço Brasil. É dirigente de rádio comunitária e ex-sindicalista cutista.
Marcio Kieller
Professor e escriturário. É Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Paraná - CUT/PR (gestão 2019/2023) e diretor da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Paraná (FETEC/CUT-PR). Foi membro da Comissão Estadual da Verdade do Paraná Teresa Urban. É autor de diversos livros dentre eles: 80 Anos de Lutas e Conquistas do Sindicato dos Bancários de Sindicato dos Bancários de Curiba e Região Metropolitina; Velhos Vermelhos - Memórias e histórias dos dirigentes comunista paranaenses, e PCB-PCdoB: A Unidade Comunista do Brasil.
Tadeu Porto
Petroleiro e diretor de comunicação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e do Sindicatos dos Petroleiros do Norte Fluminense (SindipetroNF).
Moacir Lopes
Servidor do INSS e membro da Diretoria da FENASPS (Federação Nacional de Sindicatos em Saúde, Trabalho, Previdência, Assistência Social) e da ANVISA.
Rodrigo Correia
Jornalista formado pela Universidade do Vale do Paraíba em 2000. Há mais de duas décadas trabalha na área de jornalismo sindical. Desde 2013, é coordenador do Departamento de Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e apresenta o programa Em Movimento, que vai ao ar semanalmente pelas redes sociais da entidade.
Mauro Borges
Negro, belenense, é professor de Educação Física nas Redes Públicas de Ensino do Estado do Pará e do município de Belém. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Castelo Branco/RJ. Está Coordenador da Secretaria de Comunicação do SINTEPP na Gestão Avançar na Luta. É dirigente sindical há mais de 20 anos e militante do Partido Socialismo e Liberdade.
Laiana Horing Nantes
Jornalista. Atua há 12 anos no Sindicato Campo-grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP-MS).
Pedro Pinho
Administrador de empresas aposentado. Trabalhou na Petrobras em países da África e no Equador. Foi professor na UFRJ e na Estácio de Sá em matérias relacionadas à informação e comunicação.
Carla Luciana Silva
Professora associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE. Atua no programa de Pós Graduação em História da UNIOESTE desde 2006. Publicou diversos artigos sobre o tema da ditadura e sobre imprensa. Publicou em 2001, pela EDIPUCRS (Porto Alegre) Onda vermelha: imaginários anticomunistas brasileiros (1931-1934) em 2009, pela EDUNIOESTE (Cascavel) VEJA: o indispensável partido neoliberal (1989-2002) e em 2021 A Revolução da VPR, a Vanguarda Popular Revolucionária, pela Navegando (Uberlândia).
Natalia de Moura
Jornalista, pós graduada em Comunicação Jornalística e em Gestão da Comunicação Digital. Atua há oito anos com comunicação sindical e é responsável pelo departamento de imprensa do sindicato Químicos Unificados - Regional Osasco.
Cassio da Silva Calvet
Doutor em Economia Social do Trabalho e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua principalmente nos seguintes temas: economia do trabalho, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico, políticas públicas e redução da jornada de trabalho.
Arlei Medeiros
Secretário Geral da FETQUIM – Federação dos Trabalhadores Químicos de São Paulo, da Coordenação do Livres - Rede de Economia Solidária e Agroecologia.
Elton Corbanezi
Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), professor de Sociologia (graduação e pós-graduação) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e autor do livro "Saúde mental, depressão e capitalismo" (Editora Unesp, 2021).
Thiago Firbida
Coordenador de Proteção e Segurança da ARTIGO 19 para Brasil e América do Sul. Tem mais de 12 anos de experiência atuando com diretos humanos e educação popular em organizações da sociedade civil. Tem formação em Ciências Sociais (USP)
Roni Barbosa
Petroleiro e advogado. Em 1999, elegeu-se diretor do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina (Sindipetro) e, em 2002, foi eleito presidente da entidade. A partir de 2003, foi eleito por três vezes consecutivas presidente da CUT-PR. Em 2012, elegeu-se para compor a Executiva Nacional da CUT. Também presidiu o Instituto Observatório Social de 2012 a 2015. Em 2015 foi eleito Secretário Nacional de Comunicação da CUT e Secretário de Organização do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação.
Guilherme Mikami
Jornalista, cientista política. Cofundador da agência de comunicação sindical Abridor de Latas, especializada em criação de campanhas e ações de grande alcance para a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Raphael Calazans
Mc, Assistente Social, ativista dos movimentos populares e articulador cultural. Atualmente é o Coordenador Técnico do Caps AD III Miriam MAKEBA
Scarlett Rocha
Fotógrafa e midiativista, de Brasília (DF). Integrante do Esquerda Online e colaboradora do Mídia Ninja, da Frente Povo Sem Medo e da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB).
Afonso Celso
Ator e professor da Rede Municipal de Ensino do Rio há 30 anos. Atualmente, é Vice-presidente do Sinpro-Rio, sindicato de professores do Município do Rio e é um dos fundadores do Canal de Vídeos de Humor, POLI HUMOR, onde atua como roteirista, ator e diretor.
Marcos Dantas
Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ, Doutor em Engenharia de Produção pela COPPE-UFRJ, conselheiro eleito do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).