Palestrantes
Pablo Vergara
Militante do Movimento dos Sem-Terra (MST), fotógrafo, educomunicador e arquiteto popular. Atualmente atua na Coordenação Estadual do MST-RJ e na Comissão de Habitação de Interesse Social do Conselho de Arquitetura do Rio de Janeiro.
Rozinaldo Miani
Jornalista e historiador. Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP e doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-doutor pela ECA/USP (bolsista Fundação Araucária). É professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e coordenador do Programa de Mestrado em Comunicação da UEL/PR. Coordena também o Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP/CNPq).
Emilio Azevedo
Jornalista, depois de atuar na mídia de mercado e com assessoria, a partir de 2009, passou a se dedicar a comunicação alternativa. Foi um dos fundadores do Jornal Vias de Fato, um impresso mensal, que circulou no Maranhão até 2017. Em 2018, foi um dos fundadores da Agência Tambor, onde atua até hoje. É autor de três livros: "Havana, dezembro de 1999"; "O Caso do Convento das Mercês" e "Uma subversiva no fio da história".
Idayane Ferreira
Uma aprendiz de toda a beleza que a é a Comunicação Popular. Jornalista por formação atua desde 2016 como comunicadora popular na Justiça nos Trilhos.
Ana Lúcia Vaz
Jornalista, colaboradora do NPC, professora de jornalismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), mestre em reiki e doutora em História.
Verônica Vélez
Colombiana, chefe de cozinha com interesse na gastronomia social, sustentabilidade e a biodiversidade. Comunicadora popular do NPC e acompanha os coletivos de comunicação do MST e do MPA.
Pedrinho Guareschi
Filósofo, sociólogo, pós-doutor em psicologia e ciências sociais e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Entre suas linhas de pesquisa está a Comunicação Social e o papel político que a mídia desempenha na sociedade.
Ed Wilson Araújo
Doutor em Comunicação (PUCRS), graduado em Jornalismo e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) e membro da Agência Tambor.
Ronaldo Matos
Apreciador do direito de imaginar, criar, pesquisar e refletir, Ronaldo Matos é jornalista e educador. Ele é co-fundador e editor do Desenrola e Não Me Enrola. A partir das periferias e favelas de São Paulo, ele constrói a Rede Jornalistas das Periferias e o Fórum de Comunicação e Territórios, espaços de discussão, pesquisa e produção de políticas públicas e programas de fortalecimento da comunicação periférica.
Jaqueline Deister
Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também concluiu a graduação em Cinema e Audiovisual. Atualmente coordena a Agência Informativa Pulsar Brasil pertencente à Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc Brasil) e é repórter do Brasil de Fato no Rio de Janeiro.
Thaís Cavalcante
Jornalista e pós-graduanda em Conteúdo e Estratégia pela PUCRS. Comunicadora apaixonada por contar histórias das favelas cariocas, cobre o tema desde 2012, em especial no Conjunto de Favelas da Maré, onde nasceu. Passou por veículos como Maré de Notícias, Jornal O Cidadão e é co-fundadora do portal Favela em Pauta.
José Luiz Moraes
Coordenador Geral da Rádio Com de Pelotas (RS). Apresentador do programa Nativismo sem fronteiras .
Rumba Gabriel
Fundador do Portal Favelas e do Movimento Popular de Favelas, líder comunitário da favela do Jacarezinho. Compositor da Mangueira, jornalista, teólogo e formando em Direito.
Julia Ladeira
Coordenação estadual e setor de comunicação do MTST
Adenilde Petrina
Militante do Coletivo Vozes da Rua, coletivo este que é uma continuidade da Rádio Comunitária Mega FM e cujo objetivo e preocupação é a comunicação através da Arte, Cultura Hip Hop e Poesia.
Dennis de Oliveira
Jornalista e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (USP) no curso de graduação em Jornalismo e nos Programas de Pós Graduação. Coordenador científico do CELACC (Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação) e pesquisador do IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP. Autor do livro “Jornalismo e emancipação – uma prática jornalística baseada em Paulo Freire” (Editora Appris, 2017) e organizador da coletânea “A luta contra o racismo no Brasil” (Ed. Publisher, 2017). Membro da Rede Antirracista Quilombação
Francisco Batista
Membro do coletivo Tela Firme. Articulador da campanha Terra Solidária. Geografo e idealizador do Chalé da Paz. Morador da Terra Firme- Periferia de Belém.
Gizele Martins
Jornalista (Puc-Rio). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ-Febf). Autora do livro: Militarização e Censura - a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré.
Douglas Heliodoro
Pedagogo, Educador e Comunicador Popular. Membro-fundador do coletivo Conexões Periféricas-RP
Joelma Viana
Graduada em Letras pela Universidade Federal do Pará, especialista em Jornalismo Científico e Mestre em Educação com enfâse em uso do rádio. Gestora da Rede de Notícias da Amazônia, vice-presidente da Rede Católica de Rádio. Educomunicadora do Projeto Escola D'água. Atua no rádio há 20 anos como produtora de conteúdo e locutora.
Rene Silva
Presidente da ONG Voz das Comunidades e editor-chefe do Jornal Voz das Comunidades, veículo que circula mensalmente em 15 favelas do Rio de Janeiro, com tiragem de 15 mil exemplares.
Patrícia Saldanha
Coordenadora do Curso de Comunicação Social(UFF) e professora do Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense (UFF), fundadora e coordenadora geral do LACCOPS- Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social.
Mayra Ribeiro
Psicóloga e pós-graduanda pela UMESP, palestrante e educadora social, coordenadora geral da UNEAfro Brasil e do Núcleo UNEAfro Luz Laura Vermont responsável pelas populações de rua e LGBT+. Através de perspectivas do Feminismo Negro, atua na transformação e empoderamento educativo de base com ênfase na intersecção entre identidade de gênero, raça e classe.