
Sobre o Seminário
O Seminário de Comunicação Sindical - Mídia e Política no Séc. XXI, organizado pela Associação de Docentes da Unicamp e pelo Núcleo Piratininga de Comunicação, irá reunir, nos dias 19, 20 e 21 de maio, jornalistas e professores para debater sobre o campo da comunicação em geral e da comunicação sindical em todo o país.
O objetivo é construir um espaço formativo e humanizado para reflexões sobre as perspectivas da área diante do cenário desafiador que vivemos, debater temas, segmentos e linguagens do universo da comunicação sindical, além de compartilhar experiências e estratégias de fortalecimento das iniciativas.
10 DE DEZEMBRO
10:00
às
12:00
Comunicação e Estado de Emergência
Ana Lucia Enne, Paulo Leal e Giovanni Marcus
19:00
às
21:00
Comunicação e Estado de Emergência
Francisco Louçã, Beatriz Bissio, Jaime Brener, Rubens Casara
11 DE DEZEMBRO
9:30
às
10:30
Comunicação e Eleições 2020: lições
Renata Souza, Najla Passos, Altamiro Borges
11:00
às
12:30
Comunicação Sindical
Claudia Costa, Nina Valente e José Bergamini
14:00
às
15:30
Comunicação e Lutas Populares I
CONAQ / CPT / Mídia Índia
15:30
às
17:00
Comunicação e Lutas Populares II
MST / Guerras Híbridas / Fala Roça
12 DE DEZEMBRO
9:30
às
10:30
Comunicação e Mundo do Trabalho
Marcio Pochmann, Ricardo Antunes, Renato Prata Biar
9:30
às
10:30
Programação
10 DE DEZEMBRO
19:00
às
21:00
11 DE DEZEMBRO
9:30
às
10:30
Comunicação e Eleições 2020: lições
Renata Souza, Najla Passos, Altamiro Borges
11:00
às
12:30
Comunicação Sindical
Claudia Costa, Nina Valente e José Bergamini
14:00
às
15:30
Comunicação e Lutas Populares I
CONAQ / CPT / Mídia Índia
15:30
às
17:00
Comunicação e Lutas Populares II
MST / Guerras Híbridas / Fala Roça
12 DE DEZEMBRO
10:00
às
12:00
14:00
às
15:30
História, Memória e Comunicação Popular
Paula Salles, Ana Valim, Ada Spezia
19 de maio
17:00
às
19:00
15:00
Abertura
Comunicação no Século XXI
Bia Barbosa (DF)
Edgard Rebouças (ES)
Lalo Leal (SP)
20 de maio
9:00
às
12:00
Comunicação no Século XXI - Internet, polifonia, controle social e possibilidades emancipatórias
Eugênio Bucci (SP)
Márcio Carneiro dos Santos (MA)
Diego Dorgam (DF)
14:00
às
16:00
Comunicação Sindical na Década de 20 do Séc. XXI - nos locais de trabalho e de forma remota
Claudia Santiago (RJ)
Guilherme Mikami (PR)
Ricardo Andrade (Campinas)
Paula Salles (SP)
16:00
às
18:00
Outra comunicação é possível nos bairros e nas ruas
Nina Fidelis (SP)
Denise Simeão (Campinas)
21 de maio
Oficina - Comunicação Sindical e Mídias Digitais
Das 9h às 11h - Mídias sociais e suas ferramentas, com Najla Passos
. Estratégias para domar o algoritmo e viralizar conteúdos, mobilizar pessoas e criar ações virtuais de sucesso.
Das 11h às 13h - Cobertura colaborativa de atividades, com Kátia Marko
. Como envolver colaboradores para realizar transmissões ao vivo;
. A hashtags com o indexador virtual;
. Ação especial nas redes sociais.
Das 14h às 16h - Site como integrador da presença digital, com Najla Passos e Kátia Marko
. A importância do website para a difusão, organização e registro histórico dos movimentos sociais;
. Site como articulador de estratégias transmídias de comunicação.

Inscrições
O Seminário acontecerá na Associação de Docentes da Unicamp (Av. Érico Veríssimo, 1479 - Cidade Universitária - Campinas/SP).
Inscrições encerradas.
Dúvidas e informações, envie um e-mail para: npiratininga@piratininga.org.br.
Palestrantes

Claudia Santiago
Jornalista e professora de História Núcleo Piratininga de Comunicação. Co-autora dos livros "Comunicação Sindical: a arte de falar para milhões","Dicionário de Politiquês", "Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro" e org. dos livros "Vila Nova: vida e obra de um militante" e "Almanaque da Comunicação Sindical e Popular no Rio de Janeiro”. É coordenadora editorial da Editora NPC e do Curso de Comunicação Popular do NPC. Curadora dos Cursos Anuais do NPC.
Eugênio Bucci
Professor da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Foi presidente da Radiobras de 2003 a 2007. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: ética e imprensa, comunicação pública, superindústria do imaginário, informação e cultura democrática. Escreveu, entre outros livros, "O Estado de Narciso" (Companhia das Letras, 2015) e "A forma bruta dos protestos" (Companhia das Letras, 2016), "Existe democracia sem verdade factual?" (Estação das Letras e Cores, 2019) e "A superindústria do imaginário" (Autêntica, 2021).


Bia Barbosa
Jornalista, especialista em direitos humanos pela USP e mestra em Gestão e Políticas Públicas pela FGV-SP. Trabalhou em diferentes redações da imprensa alternativa e colaborou com veículos dentro e fora do Brasil. Pesquisa temas como liberdade de expressão, regulação de meios e da Internet. É co-autora do livro "Fake News: como as plataformas enfrentam a desinformação" (Intervozes/Multifoco, 2021). Integra a Coalizão Direitos na Rede e é uma das representantes do 3o setor no Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Edgard Rebouças
É professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) onde coordena o Observatório da Mídia: direitos humanos, políticas, sistemas e transparência, diretor de Relações Internacionais da Intercom (2020-2023) e coordenador de Pesquisa da Rede Nacional de Combate à Desinformação - RNCD.


Laurindo Lalo Leal Filho
Sociólogo e jornalista, professor aposentado da ECA/USP. Pesquisador da área da comunicação, é autor de livros e artigos sobre o tema. Atualmente integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a direção do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Nina Fideles
Jornalista. Foi editora do Jornal
Sem Terra, coordenadora da Radioagência NP, além de repórter na Revista Sem Terra e editora de algumas publicações infantis do MST. Desde março de 2019 passou a integrar a direção geral do jornal Brasil de Fato, onde está até hoje.


Diego Dorgam
Graduado em Gestão de TI, com ampla experiência em administração pública e privada, especialista em automação, desenvolvimento ágil e governança de TI. Entusiasta da cultura DevOps, promovendo o modelo de funcionamento Chatops com integrações entre aplicativos e plataformas web, além de especialista e palestrante sobre Inteligência Artificial open Source, processamento de linguagem natural, Deep Learning e BlockChain.
Márcio Carneiro dos Santos
Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMA. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias.


Najla Passos
Jornalista, mestre em Linguagens/Estudos Literários e Culturais e doutoranda em Comunicação na UFJF. É professora de Mídias Digitais do Núcleo Piratininga de Comunicação.
Kátia Marko
Jornalista, editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindjors, coordenadora do NPC. Trabalha com comunicação sindical há 26 anos.


Guilherme Mikami
Jornalista, cientista político. Cofundador da agência de comunicação sindical Abridor de Latas, especializada em criação de campanhas e ações de grande alcance para a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Ricardo Andrade
Jornalista no SINTPq (Sindicato dos Pesquisadores/SP), mestrando em comunicação pela PUC-Campinas, ex-coordenador do Coletivo de Comunicação da CUT Subsede Campinas e criador da página @sindicato.dos.memes no Instagram. Pesquisa a midiatização da comunicação sindical e as práticas comunicacionais bem-sucedidas adotadas por grandes entidades.


Guilherme Mikami
Jornalista, cientista político. Cofundador da agência de comunicação sindical Abridor de Latas, especializada em criação de campanhas e ações de grande alcance para a defesa dos direitos dos trabalhadores.
Denise Simeão
Jornalista, mestre em Mídia e Artes pela PUC/Campinas, militante feminista. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Mídias alternativas, midiativismo, redes sociais, feminismo e ciência política.
