

Encontro de Comunicadores Populares
O Núcleo Piratininga de Comunicação convida para o encontro e aula inaugural do seu Curso de Comunicação Popular que será realizada no dia 2 de abril, na Fiocruz, das 9h às 13h. A aula será aberta.
Na ocasião, faremos o lançamento dos livros Almanaque da Comunicação e Sindical e Popular no Rio de Janeiro e Comunicação Comunitária e Midiativismo, ambos editados pela Editora NPC, sendo que o último em parceria com o laboratório de Comunicação Dialógica da Uerj.
E o tema do debate é Lutas Populares e Comunicação no Rio de Janeiro.
Teremos a honra de receber como palestrantes Sonia Fleury, Euro Filho, Marcelo Ernandez, Gizele Martins, Afonso Celso Teixeira, Ana Lucia Vaz, Ana Leone e Douglas Heliodoro.
Se você se interessa por esse assunto, venha!
Você vai gostar!
Local: Fiocruz - ESPJV - Rua Leopoldo Bulhões, 1480, Manguinhos.
Data: 2 de abril
Hora: 9h - 13h.
Contato: Núcleo Piratininga de Comunicação
21 99628-3667


APRESENTAÇÃO
O Curso de Comunicação Popular do NPC acontece anualmente no Rio de Janeiro desde 2004. Reúne pessoas maravilhosas vindas de todos os cantos da cidade do Rio, Baixada, Niterói, São Gonçalo e até munícipios vizinhos, como Juiz de Fora.
No curso estudamos comunicação. Teoria e prática. Mas não só. Estudamos o Rio de Janeiro, a realidade em que vivemos. Estudamos a história dos trabalhadores e das trabalhadoras, e circulamos pela cidade para conhecer experiências em comunicação popular. Vamos a museus, teatro, cinema, parque.
No NPC não existe ex-alunos. Nos tornamos companheiros. A cada anos ganhamos mais amigas e amigos. Nos apoiamos. Somos a Rede de Comunicadores do NPC
Não há taxa de inscrição. Fornecemos alimentação, material didático e ingressos aos lugares visitados.
Inscrições: npiratininga@piratininga.org.br
PERÍODO
- Abril a Setembro de 2022
- Sábados (aulas presenciais)
CARGA HORÁRIA
85 horas
PÚBLICO
Comunicadores Populares, jornalistas, estudantes participantes de sindicatos ou movimentos sociais que atuem ou queiram atuar na Comunicação Sindical.
Programação
02 de Abril, sábado - 9h às 13h
Encontro de Comunicadores Populares
Roda de conversa e lançamento dos livros
-
Almanaque da Comunicação e Sindical no Rio de Janeiro
-
Comunicação Comunitária e Midiativismo
Com as participações de
. Euro Filho
. Gizele Martins
. Marcelo Hernandez
. Afonso Celso
. Douglas Heliodoro
. Ana Lúcia Vaz
. Sonia Fleury
. Pedro Barreto
16 de abril, sábado - 9h às 17h
Conhecendo o Rio de Janeiro
-
Manhã: nós e o Rio de Janeiro (troca de experiências)
-
Tarde: passeio pela Pequena África com Pedra do Sal e Cemitério dos Pretos Novos com o professor Victor Barreto
30 de abril, sábado - 9h às 17h
Dicionário de Favelas
-
Manhã: Nós e o Dicionário de Favelas: apresentação da proposta do projeto do Dicionário de Favelas, trazendo um debate sobre mídia, política e produção de conhecimento
-
Tarde: Oficina Dicionário: criação e edição de verbetes, conhecimento da plataforma, busca de temáticas e criação de conteúdo.
7 de maio, sábado - 9h às 17h
-
Manhã: O que é, como fazer e como sustentar a comunicação popular? - Michel Silva, Gizele Martins e David Amen.
-
-
Tarde: Aulas com monitoria A
-
Podcast
-
Redes sociais
14 de maio, sábado - 9h às 17h
-
Manhã: Redação - Claudia Santiago
-
Tarde: Radio Comunitária - Verônica Vélez
28 de maio, sábado - 9h às 17h
-
Manhã: Pesquisa e coleta de dados - Sonia Fleury
11 de junho, sábado - 9h às 17h
-
Manhã: Entrevista - Ana Lucia Vaz
-
Tarde: Oficinas
-
Rádio Comunitária
-
Audiovisual
-
Redes sociais
-
Podcast
25 de junho, sábado - 9h
-
Manhã e tarde: Reportagem - Tatiana Lima
9 de julho, sábado - 9h às 17h
-
Manhã e tarde: Fotografia - Adriana Medeiros
16 de julho, sábado
-
Manhã: Claudia Santiago
Redação
Produção do Jornal
-
Tarde: Aulas com monitoria C
-
Oficina Rádio
-
Audiovisual
-
Redes sociais
-
Podcast
24 de julho, domingo
Celebração do Dia da Comunicação Popular no Rio de Janeiro Panfletagem no Parque Madureira
06 de agosto, sábado
-
Manhã: Redação - Sheila Jacob
-
Tarde: Aulas com monitoria C
-
Oficina Rádio
-
Audiovisual
-
Redes sociais
13 de agosto, sábado - 9h às 17h
-
Manhã: visitação livre ao Palácio do Catete
-
Tarde: História do Brasil - Era Vargas- Wolney Malafaia (Palácio do Catete)
20 de agosto, sábado - 9h
Fechamento e diagramação do jornal com Claudia Santiago e Carlos D
27 de agosto, sábado - 9h
Apresentação dos Trabalhos
07 de setembro, quarta-feira
Distribuição do jornal e cobertura do Grito dos Excluídos

CERTIFICAÇÃO
O certificado será entregue aos participantes inscritos, com 75% de participação nas atividades síncronas e com a realização das atividades propostas ao longo do ciclo.
O certificado será emitido pelo Núcleo Piratininga de Comunicação.
REALIZAÇÃO


PROFESSORES

Inessa Lopes
Inessa Lopes, militante do Movimento das Comunidades Populares - MCP. Faz parte da equipe do Jornal Voz das Comunidades. Integra o trabalho do MCP na Comunidade Chico Mendes/Morro do Chapadão, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Claudia Santiago
Coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação, jornalista e professora de História.


Sheila Jacob
Sheila Jacob é formada em Comunicação Social (jornalismo) e Letras pela UFF. Atualmente é professora de língua portuguesa do Colégio Pedro II e colaboradora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).
Rádio Tertúlia
Fundada em 2021 pela jornalista Beatriz Pasqualino, a Rádio Tertúlia é uma produtora de conteúdo que cria e dá suporte a projetos de áudio (podcast/rádio). A empresa tem hoje, como sócias, as também jornalistas Camila Maciel e Raquel Júnia.A empresa oferece serviços de gravação em estúdio profissional em São Paulo (SP) ou de forma online/remota, ou ainda estúdio móvel. Na cidade do Rio de Janeiro, dispõe de estrutura e equipe de gravação presencial. Atua também na elaboração de roteiros, produção de vinhetas/spots/jingles, além da edição e sonoplastia de conteúdos diversos.


Tatiana Lima
Jornalista e comunicadora popular de coração. Feminista negra, integrante do Grupo de Pesquisa Pesquisadores Em Movimento do Complexo do Alemão, atua como repórter especial no RioOnWatch e é gerente de Comunicação do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos. Cria de favela, negra de pele clara, mora no asfalto periférico do subúrbio do Rio e é doutoranda em comunicação pela UFF e há 11 anos é colaboradora do NPC, apoiando e ministrando aulas de jornalismo e mídia no Curso de Comunicação Popular do NPC.
Ana Lúcia Vaz
Professora de Jornalismo da UFRRJ desde 2013, trabalhou desde 1992 na imprensa sindical, popular e alternativa. Formada em psicologia pela Estácio de Sá, com doutorado em história pela UFRRJ. Colaboradora do NPC, membro da Rede de Jornalistas Populares, astróloga, terapeuta craniossacral e umbandista. Participa de movimentos de reflorestamento, combate a incêndio e cultivo agroflorestal.


Wolney Malafaia
Wolney Vianna Malafaia, Bacharel em Direito (UERJ, 1983), Bacharel e Licenciado em História (UFRJ, 1991), Mestre em História Social pela UFRJ (1996); Doutor em História Política e Bens Culturais (Cpdoc/FGV, 2012); Professor Titular de História do Colégio Pedro II; Presidente da Federação dos Cineclubes do Estado do Rio de Janeiro (FCERJ, 1984-1988 e 1990-1992); fundador e diretor da Associação dos Moradores e Amigos do Meier (AMME, 1981) e do Centro Acadêmico Manuel Maurício de Albuquerque (CAMMA, IH/UFRJ), ex diretor e conselheiro da Associação dos Docentes do Colégio Pedro II (ADCPII).
Euro Filho
Jornalista e membro da rede de comunicadores populares do NPC, atualmente também trabalha na assessoria de comunicação da Associação Juízes para a Democracia (AJD).


Marcelo Ernandez
Mestre em Administração Pública pela EBAP/FGV e Doutor em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ, realizou pesquisas durante dez anos com movimentos sociais rurais. Nos últimos dez anos, coordenou o Laboratório de Comunicação Dialógica da FCS/UERJ. Professor Titular da Faculdade de Comunicação Social da Uerj, vem utilizando a mais d e20anos o audiovisual como ferramenta de pesquisa e difusão conhecimento, produzindo diversos documentários. Editor da Revista de Comunicação Dialógica.
Gizele Martins
Jornalista (Puc-Rio). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas (UERJ). Doutoranda em Comunicação (UFRJ). Autora do livro: Militarização e Censura - a luta por liberdade de expressão na Favela da Maré (Editora NPC). Há quase 20 anos trabalha com comunicação comunitária. Também trabalha com jornalismo investigativo pautando a internacionalização da militarização, do racismo e do apartheid. É ganhadora de mais de dez prêmios por causa da atuação no jornalismo comunitário e em defesa dos direitos humanos. Membra da Rede de Comunicadores Populares do NPC


Afonso Celso Teixeira
Professor de Matemática, formado pela UFF e ator formado pela UniRio. Atualmente, ocupa o cargo de secretário Geral do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro ( Sinpro-Rio). É um dos fundadores do canal de vídeos de humor político, POLI HUMOR, onde atua como roteirista e ator e, também, é um dos organizadores do Festival Cine Educação, que realiza mostra de curtas e médias metragens, além de ministrar oficinas de cinema para jovens. Lançou em 2019, seu primeiro romance chamado O MANTRA, que fala sobre o adoecimento mental de um professor devido a sua estafante jornada de trabalho.
Natália Urbina
Natalia Andrea Urbina Castellón. Bacharel em História com menção em Ciências Políticas PUCV-Chile. Professora Ensino Médio UNAB Chile. Especialista em Política e Planejamento Urbano do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) da UFRJ. Mestre em Geografia UFRJ. Doutora em Política e Planejamento Urbano pelo IPPUR. Mãe de três filhos (Victor, Janaína e Inti). Coordenadora do Programa Educação Ambiental e Cultura da Revolusolar. Diretora da Rádio Livre Macondo Chapéu Mangueira e Babilônia e professora de História no Pré Vestibular Comunitário de Chapéu Mangueira. Membra da Rede de Comunicadores Populares do NPC.

Sonia Fleury

Fundadora do Dicionário de Favelas Marielle Franco, é doutora em Ciência Política, Mestre em Sociologia e Psicóloga. Atualmente, exerce a função de pesquisadora sênior do Centro de Estudos Estratégicos da Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ. Professora e pesquisadora aposentada pela ENSP- Escola Nacional de Saúde Pública da FIOCRUZ e da EBAPE- Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas.
Tem uma ampla obra, publicada em vários países, nos campos da democracia, teoria da cidadania e políticas sociais. Militante da Reforma Sanitária Brasileira, tema sobre o qual publicou livros e artigos, além de ter participado como assessora na Assembleia Nacional Constituinte, ter sido presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde- CEBES e vice-presidente da ABRASCO- Associação Brasileira de Saúde Coletiva.