É preciso conhecer as pessoas com quem
a gente fala. É preciso constância na comunicação. É preciso que essa comunicação tenha credibilidade. A mensagem que quero transmitir é: nós somos a classe trabalhadora.
E se nós soubermos conversar entre nós,
a gente consegue virar esse jogo.
Estão abertas as inscrições para o
29º Curso Anual do NPC!
Sem luta política não há conquistas de direitos. Sem comunicação não há luta política. Logo, não há conquista de direitos sem comunicação.
A programação está de tirar o fôlego!
Vamos nos organizar para virar o jogo?
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
Claudia Santiago Giannotti
Claudia Santiago Giannotti
Programação
9:00
às
11:00
23 de novembro
Comunicação e contra-hegemonia: processos culturais e comunicacionais de contestação, pressão e resistência
. Douglas Heliodoro
Professor, pesquisador e articulador do Coletivo Conexões Periféricas
. Eduardo Granja Coutinho
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
. Rodrigo Castelo
Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
. Virgínia Fontes
Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF)
11:00
às
13:30
A internet e a democratização (ou não) da comunicação
. Admirson Medeiros (Greg)
CUT e FNDC
. Arthur William
Pesquisador da Fiocruz e Wikifavelas e professor do NPC
. Bruno Cesar Dias
Pesquisador da Fiocruz
. Bruno Marinoni
Jornalista e militante da DiraCom
. Viviane da Rosa
Jornalista e militante do Intervozes
14:30
às
16:00
Ecossistema de comunicação da direita
. Fernanda Sarkis
Mestre em Comunicação
. Marcus Nogueira
Sociólogo
16:00
às
18:30
Jornalismo na internet
. Antonio Martins
Jornalista - Outras Palavras
. Emilio Azevedo
Jornalista - Agência Tambor
. Katia Marko
Jornalista - Brasil de Fato
. Ronaldo Matos
Jornalista - Desenrola e não me enrola
24 de novembro
9:00
às
11:00
A mídia, as empresas e o golpe de 1964
. Beatriz Kushnir
Professora do PPGARQ/UniRio
. Márcio Castilho
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)
. Sebastião Lopes Neto
Coordenador do IIEP
11:30
às
12:30
Mídia, violência e direitos humanos
. Pedro Barreto
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF)
. Bruno Paes Manso (via Zoom)
Jornalista, autor de "A república das milícias" (2020) e "A Fé e o Fúzil" (2023)
14:00
às
16:30
Para escolher!
Passeio histórico pela Pequena África no Rio de Janeiro
com Alexandre Lourenço
ou
Passeio histórico no Museu da República com aula “Brasil pós-30”
com Wolney Malafaia
ou
Passeio histórico sobre a cidade do Rio de Janeiro pós-1900
com Leon Diniz
25 de novembro
9:00
às
11:00
A comunicação dos movimentos sociais
. Euro Mascarenhas
NPC e Associação de Juízes pela Democracia (AJD)
. Igor Felipe
Jornalista do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST)
. Inessa Lopes
Movimento de Comunidades Populares (MCP)
. Rozinaldo Miani
Professor da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
11:00
às
13:00
Comunicação Sindical: o que pensam os sindicalistas
. Tadeu Porto
Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e FUP
. Mauro Borges
Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (PA)
. Ana Paula Busato
Sindicato dos Bancários e Financiários de Curitiba e Região
. Claudia Santiago
NPC
14:00
às
15:00
Como e onde estão as rádios comunitárias?
. Ed Wilson Araujo
Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA)
15:30
às
18:00
Tanques de pensamento, privatização da educação e base curricular
. Adriana Farias
Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL)
. Diego Martins Doria Paulo
Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
. Rodrigo de Sá Netto
Historiador, pesquisador e técnico do Arquivo Nacional
26 de novembro
9:00
às
13:00
Domingo é dia de cinema
MUNDO DO TRABALHO
Filme "Você não estava aqui", de Ken Loach
. Leon Diniz
Professor de geografia
. Maria dos Camelôs
Coordenadora do Movimento Unido dos Camelôs (RJ)
. Nilza Pereira Almeida
Dirigente do Sindicato Químicos Unificados – Regional Osasco e secretária-geral da Intersindical Central da Classe Trabalhadora.
. Sebastião Lopes Neto
Coordenador do IIEP
Inscrições encerradas!
Palestrantes
Virgínia Fontes
Historiadora, professora-pesquisadora da pós-graduação em História da UFF e da Escola Nacional Florestan Fernandes-ENFF-MST. É autora, entre outros, do livro "O Brasil e o capital-imperialismo. Teoria e história", uma parceria entre a EPSJV e a Editora UFRJ. Integra o NIEP-Marx/UFF e o GTO-Grupo de Trabalho e Orientação.
Ed Wilson Araújo
Doutor em Comunicação (PUCRS), graduado em Jornalismo e mestre em Educação, ambos pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária no Maranhão (Abraço-MA) e membro da Agência Tambor.
Claudia Costa
Desde 1987 atua na comunicação dos trabalhadores, com Mestrado nessa área. Há 13 anos é jornalista da CSP-Conlutas e coordena a comunicação da Central.
Beatriz Kushnir
Beatriz Kushnir é doutora em História Social do Trabalho pela Unicamp. É autora, entre outros, de Cães de guarda: jornalistas e censores, do AI-5 à Constituição de 1988 (Boitempo). Foi diretora do Arquivo Geral da Cidade do RJ (2005-2020) e é professora no PPGARQ/UniRio.
Rodrigo Castelo
Graduado em Comunicação Social - Professor da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), diretor da Adunirio (seção sindical do Andes-Sindicato Nacional na Unirio) e editor da revista Germinal: marxismo e educação em debate.
Euro Filho
Euro Mascarenhas Filho é jornalista, colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação e assessor de comunicação da Associação Juízas e Juízes para a Democracia (AJD).
Adriana Farias
Professora Associada do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pós-Doutorado em História pelo Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonias (GPEH). Integrantes do GTO.
Pedro Barreto
Pedro Barreto Pereira é jornalista, doutor em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM/ECO-UFRJ, professor colaborador do PPGMC/UFF e autor do livro "Notícias da pacificação: outro olhar possível sobre uma realidade em conflito" (Ed UFRJ, 2020).
Douglas Heliodoro
Pedagogo, especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Professor nas redes municipais do Rio de Janeiro e de Maricá e, do programa de pós- graduação das Faculdades Integradas Simonsen, também integra o coletivo Conexões Periféricas-RP.
Rozinaldo Miani
Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Doutor em História pela Unesp/Campus Assis. Pós-doutor pela ECA/USP (bolsista Fundação Araucária). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP/CNPq).
Ana Paula Busato
Graduada em marketing, bancária, dirigente sindical dos bancários de Curitiba. Secretária de comunicação do Sindicato dos Bancários desde 2020.
Inessa Lopes
Militante do MCP - Movimento das Comunidades Populares. Vive e atua na Comunidade Chico Mendes, no Morro do Chapadão, no Rio de Janeiro. É colaboradora do Jornal Voz das Comunidades, que circula nas áreas de atuação do MCP.
Diego Martins Doria Paulo
Ex-professor do CAp-UFRJ, do Departamento de História da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, do Departamento de História da UERJ, do Instituto de História e do Instituto de Relações Internacionais da UFRJ, da Secretaria de Educação de Teresópolis-RJ. Atualmente é professor adjunto do Departamento de Política Social da Faculdade de Serviço Social da UERJ.
Mauro Borges
Negro, belenense. É Professor de Educação Física nas Redes Públicas de Ensino do Estado do Pará e do município de Belém. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade Castelo Branco/RJ. Está Coordenador da Secretaria de Comunicação do SINTEPP na Gestão Avançar na Luta. É dirigente sindical há mais de 20 anos e militante do Partido Socialismo e Liberdade.
Bruno Marinoni
Jornalista, doutor em sociologia e mestre em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisador na área de Economia Política da Comunicação e da Internet. Militante do direito à comunicação, integrou os comitês locais do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) em Recife (Fopecom) e no Rio de Janeiro (Fale-Rio).
Emilio Azevedo
Jornalista, com alguns livros publicados, entre eles "Uma subversiva no fio da história". Participou da fundação e organização de dois projetos de comunicação contra-hegemônica, o Jornal Vias de Fato e a Agência Tambor, onde hoje participa da coordenação.
Bruno Cesar Dias
Jornalista, mestre e doutorando em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) e especialista em Comunicação e Saúde pelo Instituto de Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz). Pesquisador das interfaces entre Comunicação Digital, Saúde, Políticas Públicas e Movimentos Sociais. Coordenador-geral da Associação de Pós-Graduandos da Fiocruz no Rio de Janeiro.
Arthur William
Pesquisador do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) no projeto wikiFAVELAS, doutorando em Saúde Pública na ENSP/Fiocruz, mestre em Educação, Cultura e Comunicação (UERJ), pós-graduado no MBA de Novas Mídias (UFF), graduado em Comunicação Social / Jornalismo (PUC-Rio) e técnico em eletrônica (CEFET-RJ). Atualmente, cursa a pós-graduação de Ciência de Dados/Analytics (PUC-Rio) e pesquisa aplicações da Inteligência Artificial.
Katia Marko
Jornalista, editora-chefe do Brasil de Fato RS, representante do NPC no Conselho Deliberativo do FNDC (Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação), diretora do SindJoRS, articuladora da região Sul da Rede Nacional de Proteção a Jornalistas e Comunicadores.
Viviane Rosa
Jornalista, especialista em Comunicação e Mobilização, integrante do Coletivo Intervozes.
Ronaldo Matos
Jornalista, educador e pesquisador de Tecnologias da Informação e Comunicação em contextos de periferias urbanas. Co-fundador do veículo de jornalismo decolonial Desenrola E Não Me Enrola, da escola de jornalismo Você Repórter da Periferia e da Território da Notícia, tecnologia antirracista de distribuição de notícias nas periferias. Estuda Desigualdades Digitais, Economia da Atenção, Economia das Desigualdades e Alfabetização de futuros.
Fernanda Sarkis
Mestre em Comunicação pela Universidade do Porto em Portugal.
Tadeu Porto
Mestre e engenheiro eletricista de formação pelo Cefet-MG, é petroleiro e comunicador sindical desde 2014, com passagem pela direção do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense e da Federação Única dos Petroleiros. Escreve para blogs políticos como O Cafezinho e a Revista Fórum desde 2015.
Marcus Nogueira
Sociólogo.
Rodrigo de Sá Neto
Graduado em Comunicação Social e História, é mestre em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Trabalha como Técnico em Assuntos Culturais no Arquivo Nacional,no Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) Memórias Reveladas. Atualmente desenvolve pesquisas sobre o imperialismo estadunidense e suas conexões com organizações religiosas conservadoras daquele país.
Igor Felippe Santos
Jornalista e analista político com atuação nos movimentos populares. Integra a coordenação da secretaria de articulação dos comitês populares. É militante do MST. Faz parte do conselho editorial do Brasil de Fato, TVT e Rádio Brasil Atual. É comentarista do programa Outubro do Opera Mundi.
Wolney Vianna Malafaia
Carioca, cineclubista e professor de História. Doutor em História, Política e Bens Culturais pela FGV. Mestre em História Social, bacharel e licenciado em História pela UFRJ. Bacharel em Direito pela UERJ. Professor de História no Colégio Pedro II. Publicou vários artigos sobre cinema e história em periódicos e obras coletivas.
Marcio Castilho
Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Comunicação, Imagem e Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de Comunicação Social da UFF. Pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com pesquisa sobre a produção editorial durante o processo de abertura política no Brasil (1974-1985). Autor do livro "Sob o império do arbítrio" (Alameda, 2019).
Eduardo Granja Coutinho
Jornalista, mestre e doutor em Teoria da Comunicação e da Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem pós-doutorado na Università della Calabria. Programa de Pós-Graduação da ECO/UFRJ e do Departamento de Fundamentos da Comunicação. Autor dos livros "Paixão e Hegemonia: a batalha dos afetos" (Mauad, 2022) e "A paixão segundo Antonio Gramsci" (Mórula, 2020), entre outros.
Alexandre Lourenço
Comunicador Popular pelo NPC, cursou a primeira turma da Escola Popular de Comunicação Crítica da UFRJ e Observatório de Favelas. Graduado em Direito pela Estácio. Guia de Turismo autor de roteiros decoloniais e afrocentrados que trazem uma nova perspectiva a fatos marcantes em nossa sociedade, a partir das vivências dos povos originários e dos negros e negras sequestrados em África e trazidos para serem escravizados.
Sebastião Neto
Coordenador do IIEP (Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas).