28° Curso Anual do NPC
16, 17, 18 e 19 de novembro de 2022
Comunicação, política e sindicalismo no Brasil no século XXI

O Levante - Diego Rivera
Programação
16 DE NOVEMBRO
14:00
às
16:00
Abertura
Conferência com Sérgio Amadeu
16:30
às
19:00
O mundo do trabalho através das artes
Wolney Malafaia
Luiz Fernando Lobo
Manuela Trindade Oiticica
Afonso Celso Teixeira
Eduardo Granja Coutinho
17 DE NOVEMBRO
9:00
às
10:30
Mídia, conservadorismo e Estado capitalista
Fabiola Mendonça
Rodrigo Castelo
Giulia De Vito
11:00
às
13:00
Tanques de pensamento, religiões e hegemonia
Virgínia Fontes
Diego Martins Doria Paulo
Demian Melo
14:00
às
16:00
Estratégias e lições: o que aprendemos com a campanha de 2022?
Marcos Dantas
Marcos Verlaine
Natalia Szermeta
Marcio Pochmann
16:15
às
18:15
Comunicação no Séc. XXI - A internet entre o controle social e as possibilidades emancipatórias
Jonas Valente
Mariana Gomes
João Paulo Malerba
Dyego Pegorario
18 DE NOVEMBRO
10:00
às
13:00
A preservação da memória no fortalecimento das lutas dos trabalhadores
Cicilia Peruzzo
Claudia Costa
Flavia Fernandes
José Sérgio Leite Lopes
Pablo Nabarrete Bastos
15:00
às
18:00
Circuito Herança Africana
Aula ao ar livre na zona portuária do Rio de Janeiro
Ponto de encontro: Jardins do Museu do Amanhã
19 DE NOVEMBRO
10:00
às
13:00
Outra comunicação é possível
Beto Almeida
Altamiro Borges
Laurindo Leal
Katia Marko
José Arbex Jr.
14:00
às
16:00
A comunicação popular e as cidades
Gizele Martins
Douglas Heliodoro
Euro Mascarenhas
Sonia Fleury
16:30
às
18:30
O papel da comunicação sindical frente às mídias ultraconservadoras
Hélcio Duarte
Renata Machado
Gerlane Pimenta
Marco Aurelio Welleda
Roni Barbosa

Inscrições
INSCRIÇÕES ENCERRADAS!
Para mais informações, envie um email para npiratininga@piratininga.org.br.
Local:
Dia 16/11 - Armazém da Utopia
Dias 17, 18 e 19/11 - Sinpro-Rio
Palestrantes

Sérgio Amadeu
Sociólogo, defensor e divulgador do Software Livre e da Inclusão Digital no Brasil. Foi um dos implementadores dos Telecentros na América Latina e presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Em 2022, publicou o livro "Como derrotar o fascismo", em parceria com o jornalista Renato Rovai.
Claudia Costa
Desde 1987 atua na comunicação dos trabalhadores, com Mestrado nessa área. Há 15 anos é jornalista da CSP-Conlutas e coordena a comunicação da Central. Atuou como pesquisadora integrante do Grupo de Trabalho “Ditadura e repressão aos trabalhadores, às trabalhadoras e ao movimento sindical” na Comissão Nacional da Verdade. Atualmente investiga o caso Petrobras e a relação com a Ditadura Militar.


Claudia Santiago
Jornalista e professora no Núcleo Piratininga de Comunicação. Co-autora dos livros "Comunicação Sindical: a arte de falar para milhões". "Dicionário de Politiquês", "Experiências em Comunicação Popular no Rio de Janeiro" e organizadora dos livros "Vila Nova: vida e obra de um militante" e "Almanaque da Comunicação Sindical e Popular no Rio de Janeiro".
Altamiro Borges
Jornalista, autor dos livros A ditadura da mídia (Ed. Anita Garibaldi); Encruzilhadas do sindicalismo; Venezuela: originalidade e ousadia; dentro outros. Faz parte do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.


Virgínia Fontes
Historiadora, professora da pós História-UFF e da ENFF-MST. Autora de O Brasil e o capital-imperialismo, 2010, de inúmeros artigos de periódicos e de inúmeros vídeos na internet, com coluna na TV Boitempo - Conversas Impertinentes. Coordena o GTO - www.grupodetrabalhoeorientacao.com.br.
Katia Marko
Jornalista, editora do Brasil de Fato RS, diretora do Sindjors, coordenadora do NPC. Trabalha com comunicação sindical há 26 anos.


Mariana Gomes
Jornalista. Pesquisa sobre governança da internet e ciberativismo. É cofundadora da plataforma Conexão Malunga.
Gizele Martins
Jornalista e doutoranda da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Autora do livro Militarização da vida e censura da Comunicação Comunitária: a luta por liberdade de expressão no conjunto de favelas da Maré. Desde 2020 atua na comunicação e na mobilização na Frente de Mobilização da Maré, ação de combate à pandemia da Covid-19 na Favela da Maré.


Beto Almeida
Jornalista, fundador da Telesur, onde apresenta o programa Latitud Brasil. É Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
Marcio Carneiro dos Santos
Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UFMA. É coordenador do LABCOM- Laboratório de Convergência de Mídias.


Cicilia Peruzzo
Professora visitante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Universidade Federal da Bahia. Sua obra mais recente se denomina “Pedagogia da Comunicação Popular e Comunitária nos Movimentos Sociais”, publicado em 2022.
Rodrigo Castelo
Professor da Escola de Serviço Social da Unirio e editor da revista Germinal: marxismo e educação em debate.


José Sergio Leite Lopes
Antropólogo. Professor do Museu Nacional/UFRJ. Coordenador do Programa de Memória dos Movimentos Sociais - Memov/CBAE/PPGAS/MN/UFRJ. Coordenador atual da Comissão Memória e Verdade da UFRJ.
Pablo Nabarrete Bastos
Professor do Departamento de Comunicação de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC-UFF). Pesquisador Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE – FAPERJ) – Período 2021-2024. Coordenador pedagógico do Laboratório de Investigação em Comunicação Comunitária e Publicidade Social (LACCOPS).


Natália Szermeta
Coordenadora do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e presidente da Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.
Flavia Fernandes
Professora e historiadora. Atualmente desenvolve um estágio pós-doutoral e integra o Observatório da História da Classe Trabalhadora na Universidade Federal Fluminense (UFF). É autora do livro “Criados, escravos e empregados: o serviço doméstico e seus trabalhadores na cidade do Rio de Janeiro (1850-1920)” (Prêmio Arquivo Nacional de Pesquisa).


Giovanni Alves
Sociólogo e autor de vários livros, entre eles "Trabalho e Cinema - O mundo do trabalho através do cinema" (Vols. 1, 2 e 3).
Demian Melo
Professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Desenvolve pesquisas sobre ascensão do conservadorismo no Brasil e no mundo, principalmente no que diz respeito ao pensamento político, seus veículos de difusão e impregnação no ambiente cultural, tal como seu impacto na formulação de políticas públicas.


Marco Aurélio Velleda
Diretor do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do RS (SINDJUSRS).
Laurindo Lalo Leal Filho
Sociólogo e jornalista, professor aposentado da ECA/USP. Pesquisador da área da comunicação, é autor de livros e artigos sobre o tema. Atualmente integra o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e a direção do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.


Marcos Dantas
Professor Titular da Escola de Comunicação da UFRJ onde é membro do Programa de Pós Graduação e prof. colaborador do Programa de Pós Graduação em Ciência da Informação do IBICT/MCT.
Manuela Trindade Oiticica
Jornalista, escritora e compositora.


Luiz Fernando Lobo
Diretor da Companhia de Teatro Ensaio Aberto.
Euro Mascarenhas Filho
Jornalista, colaborador do Núcleo Piratininga de Comunicação e assessor de comunicação da Associação Juízes para a Democracia.


Diego Martins Dória Paulo
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2020). Foi professor do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) e do Instituto de História e do Instituto de Relações Internacionais e Defesa, ambos da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Renata Machado
Jornalista com pós-graduação em sociologia. Durante nove anos atuou na comunicação da CUT-RS. Atualmente é jornalista no Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL) e do Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Federais do RS (Sindiserf/RS).


Marcos Verlaine
Jornalista, analista político e assessor parlamentar do DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar).
Douglas Heliodoro
Pedagogo, especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui ainda aperfeiçoamento em Políticas Públicas de Educação Profissional de Jovens e Adultos Trabalhadores, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde participa do grupo de estudos “Pedagogia Histórico-Crítica”.


Marcio Pochmann
Economista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui doutorado em Ciência Econômica pela Unicamp. É professor do Instituto de Economia e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, ambos da Universidade Estadual de Campinas.
José Arbex Jr.
Jornalista e doutor em História Social contemporânea pela USP. Começou sua carreira profissional em 1984 como repórter da área de Política Externa da Folha de S. Paulo. Foi correspondente da Folha de São Paulo em Nova York e Moscou; e da BBC de Londres. Cobriu a Guerra da Nicarágua, a queda da ditadura Duvalier no Haiti, as primeiras manifestações de rua contra o regime de Stroessner no Paraguai, a retirada do Exército Vermelho do Afeganistão, a Primavera de Pequim, a Retirada do Exército vietnamita do Cambodja e a Queda do Muro de Berlim, entre outros fatos.


Dyego Pegorario
Sociólogo, foi assessor na Coordenação de Direito à Memória e à Verdade da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo na gestão Fernando Haddad. Atuou como articulador do Projeto Usina de Valores do Instituto Vladimir Herzog e é hoje articulador nacional da Rede de Proteção de Jornalistas e Comunicadores.
Giulia Rodrigues
Assistente Executiva do departamento de Comunicação da DAWN - Alternativas de Desenvolvimento com Mulheres para uma Nova Era, uma ONG de pesquisa e advocacy feministas do sul Global. É bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e mestre em Língua, Cultura e Processos Formativos. Sua pesquisa tem como foco a mais recente mobilização neoconservadora para a militarização das escolas públicas no Brasil.


Afonso Celso Teixeira
Professor de Matemática formado pela UFF e ator formado pela UNIRIO, Secretário Geral do SINPRO-RIO, Coordenador, ator e roteirista do Canal POLI HUMOR do You Tube. Autor do romance O MANTRA.