top of page
  • Núcleo Piratininga de Comunicação

Levando o bem aquém sem olhar aquém

José Ivo Moraes



O Sopão do Bem RJ começou a se formar em abril de 2020. A iniciativa partiu de um grupo de amigos, que, atendendo ao chamado da assistente social Rita de Cássia, começou a se organizar e promover ações sociais. Rita faleceu de Covid mas, deixou o sopão como legado para nós. E movidos pela saudade dela e sensibilizados pelo agravamento da situação de pessoas em situação de rua, devido à pandemia, passou-se à ação mais efetiva e organizada.


"Quem tem fome tem pressa!"


Tendo a Ação da Cidadania e as palavras do Betinho como inspiração, nasceu no coletivo o forte compromisso com a luta por alimentar as pessoas em situação de rua e a defesa da garantia de direitos dos grupos mais vulneráveis


A fragilidade na promoção de políticas públicas sociais para essa população e a crescente desigualdade que só faz aumentar diariamente o contingente de pessoas que se encontram em situação de rua, continuam sendo o maior desafio do Sopão do Bem RJ. Porque essa conta não fecha.


Ainda não conquistamos nossa sede própria e hoje a sopa é feita duas vezes por mês da Capela Santa clara em São João de Meriti, uma vez por mês do Quilombo da Gamboa e temos algumas ações esporádicas de nossos voluntários, que fazem a sopa e lanches, na sua própria casa, completando assim, um mínimo de cinco distribuições mensais.


Os pontos de distribuição são no Centro do Rio de Janeiro


Em 26 de junho de 2023 o Sopão do Bem RJ se constituiu como pessoa jurídica e leva o nome da nossa fundadora Rita de Cássia. Nossa expectativa é que com a formalização, consigamos atrair mais recursos para o projeto, visto que as doações caíram muito e têm sido cada vez mais desafiador cumprir com nossa missão de atender e continuar a atender com efetivamente e com qualidade.


Nestes três anos de existência, o Sopão do Bem RJ já entregou mais de 75.000 pratos de sopa, acompanhados de sucos, pães, roupas, materiais de limpeza e higiene e outros artigos que nos são demandados. Cestas básicas e outras solicitações são atendidas conforme a disponibilização dos recursos ou através de campanhas pontuais ou da realização do nosso “Bazar Solidário”.


Apesar das conquistas, sabemos que ainda há muito o que fazer e o Coletivo se empenha para, além de contribuir com pelo menos o mínimo de dignidade para essas pessoas, mas também provocando e inspirando o poder público na construção de programas palpáveis que traga soluções eficazes, no enfrentamento, ao problema da população em situação de rua no Rio de janeiro.


Venha também, ser um elo desta corrente!


Seja voluntário, ajude com a captação de recursos, nos siga pelo instagram: @sopaodobemrj. Toda contribuição é bem-vinda.


22 visualizações0 comentário
bottom of page